Tire o título de eleitor pela internet e em apenas dez minutos; saiba como

Google anuncia parceria com o TSE contra as fake news
Tire o título de eleitor pela internet e em apenas dez minutos; saiba como

Esqueça as filas. Tirar o título de eleitor para votar nas Eleições 2022 pode ser feito pela internet, em um processo que leva cerca de 10 minutos.

+ WhatsApp lança chatbot do TSE para tirar dúvidas sobre eleições
+ TSE e Kwai lançam conteúdo contra fake news nas eleições; entenda
+ Eleições 2022: TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica

Isso é possível por meio de uma plataforma chamada Título Net. É necessário ter em mãos três documentos: comprovante de residência e documento de identidade.

No caso dos eleitores do sexo masculino nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, é necessário também o certificado de quitação militar. Com o seu celular, tire uma foto dos documentos e faça uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Entre o Portal do TSE  e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”. Em seguida, procure o menu “Tire seu título – Título Net”. No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento”.

Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários e clicar em “Próximo”. Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”. Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.

A próxima etapa é a de envio da documentação. Basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo. Concluída a solicitação, você pode acompanhar o requerimento no final da página inicial do Título Net.

Quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio para isso, ou vai ficar de fora das eleições que acontecem no dia 2 de outubro. No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Mas facultativo para os jovens com 16 e 17, para as pessoas com mais de 70 e para os analfabetos.

Back to top